
Fazer um intercâmbio é uma experiência que tem o potencial de mudar o seu futuro. É uma forma de ter novas vivências, ter contato com diferentes culturas e línguas, além de apresentar um grande peso acadêmico. Mas, afinal, o que é realizar um intercâmbio? Um intercâmbio consiste em passar um período fora de seu país de origem ou residência, resultando em trocas culturais e acadêmicas, e geralmente possui um cunho profissional ou relacionado à educação. Há diferentes programas de intercâmbio, seja no ensino médio, um curso de verão, ou mesmo um período durante a faculdade. Qual seja a modalidade, este apresenta diversos benefícios, contribui para a formação de um currículo e tem como consequência aprendizados inimagináveis do ponto de partida. Assim, essa seção abordará algumas oportunidades diante de programas de intercâmbio oferecidos no Brasil.
Intercâmbio no Ensino Médio
· United World Colleges: Consiste em uma associação sem fins-lucrativos envolvendo 18 escolas ao redor do globo, em países como a Tailândia, País de Gales, China, Holanda, Costa Rica, Bósnia-Herzegovina, Suazilândia, Armênia, Noruega, Itália, Alemanha, Canadá, Índia, Japão, Tanzânia, EUA e Singapura. Seleciona jovens para bolsas integrais e parciais de estudo em colégios por volta do mundo. Para participar da seleção é necessário ter entre 15 e 18 anos de idade, e estar cursando o ensino médio, e não pedem a confirmação de fluência. As escolas reúnem pessoas das mais variadas culturas, gerando um ambiente multicultural para os estudos. O processo seletivo compreende uma inscrição e revisão preliminar, avaliação do perfil do candidato e uma prova online, uma entrevista online, e um convívio presencial com mais uma prova em São Paulo. A maior parte das escolas apresenta todas as suas aulas em inglês. Os critérios para concorrer à bolsa envolvem ser brasileiros ou residentes permanentes no Brasil, ter CPF, ser aprovado no seu ano escolar e não ter participado anteriormente do processo e ter chegado à etapa final. As provas são criadas a partir do conteúdo do currículo do ensino fundamental, com 3 horas de duração para 20 questões de língua portuguesa, 20 questões de matemática, 20 questões de conhecimentos gerais e 10 questões de raciocínio lógico. A taxa de inscrição no primeiro período é de cerca de R$90,00, porém é possível pedir isenção da taxa de inscrição.
site: https://www.uwc.org/
·AFS Intercultural Programs: É uma organização não governamental internacional sem fins lucrativos, oferecendo oportunidades de aprendizagem intercultural por meio do intercâmbio. Apresenta diversas oportunidades para diferentes perfis, considerando períodos, países e preços diferentes. Apesar de seu foco ser o intercâmbio no ensino médio, também apresenta oportunidades de estágio e intercâmbio na faculdade. Este programa apresenta bolsas de estudo que variam para arcar com os custos dessa experiência, podendo envolver trabalho voluntário no país destino ou alguma forma de patrocínio. A maioria dos estudantes ficariam hospedados com famílias hospedeiras, porém também há opções de dormitórios. Importante ressaltar que há voluntários e funcionários da organização em todos os destinos para acompanhar os estudantes. Geralmente requer um conhecimento básico da língua oficial, e o que está incluso no pacote deve ser visto de acordo com o programa.
site: https://www.afs.org.br/
·Jovens Embaixadores: É uma iniciativa proveniente da Embaixada dos Estados Unidos que envolve 50 alunos de escolas públicas para um intercâmbio de três semanas com tudo pago no país. O processo seletivo envolve o envio de um formulário, que apresenta questões como cartas de recomendação de professores e o histórico escolar de notas. Há uma prova de língua inglesa escrita e oral e por fim há uma espécie de entrevista na casa dos candidatos.
site: https://www.jovensembaixadores.org.br/
·CI Intercâmbio: Considerada uma das melhores empresas de intercâmbio e turismo jovem do país, apresenta mais de 100 unidades no Brasil e no exterior e oferece oportunidades que envolvem estudo, trabalho e lazer. Seus programas envolvem as modalidades de boarding school (ensino médio), curso de idiomas, cursos técnicos e profissionalizantes no exterior, cursos de idiomas no exterior, cursos para a terceira idade, estágio, faculdade no exterior, intercâmbio para adolescentes, intercâmbio em família entre outros. O intercâmbio no Ensino Médio é feito no período de um semestre, um ano letivo ou até o Ensino Médio completo. É possível ficar hospedado em casas de famílias ou residências estudantis, é necessário um nível intermediário do idioma,e engloba escolas públicas e particulares. Para este programa há 3 opções, que variam em preço. A primeira opção é a mais barata, onde você escolhe o país que quer estudar e é direcionado a qualquer cidade. Com isso, o estudante é hospedado em casa de família, estudará em uma escola pública e realiza uma escolha diante dos seguintes países: Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Suécia. A segunda opção tem um valor intermediário, na qual há uma escolha da região do país em que quer estudar. Com isso, o estudante é hospedado em casa de família, estudará em escolas públicas ou particulares e realiza uma escolha diante dos seguintes países: Austrália, Canadá e Estados Unidos. A terceira opção possui um custo mais elevado, na qual há uma escolha da instituição de ensino específica para realizar o programa. Com isso, o estudante fica hospedado em casa de família ou residência estudantil, estudará em escolas particulares e realiza uma escolha diante dos seguintes países: Canadá, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia e Suíça. Para consultar o custo é necessário realizar um orçamento no site.
site: https://www.ci.com.br/pt-br/home
Intercâmbio na Faculdade
Chevening: O Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido e outras organizações disponibilizam bolsas para fazer mestrado de um ano no país, que cobrem taxas universitárias, gastos com passagens e visto e uma quantia mensal durante a duração do programa. Para aplicar é necessário realizar uma prova de proficiência e a tradução de documentos. O programa procura por pessoas que demonstrem postura de liderança, habilidade de networking, e plano de estudo e carreira profissional. É exigido ter graduação completa, dois anos de experiência profissional, não ter cidadania britânica ou ter estudado no país anteriormente com bolsa. Ao se candidatar você escolhe três cursos de mestrado em qualquer área do Reino Unido.
site: https://www.chevening.org/about/
Hong Kong PhD Fellowship Scheme: É um programa que concede bolsas para doutorado em instituições de ensino superior em Hong Kong, as quais algumas estão entre as 100 melhores universidades internacionalmente. Os interessados devem ser admitidos em uma das universidades que participam do programa, ter um excelente desempenho acadêmico, possuir potencial de pesquisa e ter proficiência em inglês. As bolsas envolvem um valor anual de 337.200 dólares de Hong Kong, o equivalente a 43.200 dólares. Além disso, também inclui auxílio para viagens, congressos e pesquisa de cerca de 1,7 mil dólares americanos anuais por três anos.
site: https://fytgs.hkust.edu.hk/scholarships/hong-kong-phd-fellowship-scheme
Emerging Global Leader: O programa concede bolsas para graduação nos Estados Unidos, e é voltada para estudantes com desejo de retornar para seu país de origem voltados à mudança social. A bolsa cobre todos os custos de tuition (que custam cerca de 70 mil dólares), alojamento e alimentação. Se o candidato apresentar uma boa performance acadêmica contínua a bolsa pode continuar por um total de 4 anos. Para se candidatar ao programa da universidade de Washington, DC, é necessário realizar a candidatura normal ao programa, enviando comprovante de proficiência em inglês, histórico acadêmico e cartas de motivação.
site: https://www.american.edu/admissions/international/au-egls-apply.cfm
Fulbright: Esse programa oferece bolsas para graduação (para community colleges), mestrado (exclusive para cursos de Cinema), doutorado sanduíche e pós-doutorado (cobrem praticamente todas as áreas), além de visiting scholars. Não há informações gerais a serem apresentadas, é necessário analisar cada bolsa em específico, desde que apresentam valores e critérios diferentes.
site: https://fulbright.org.br/
DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst): É um dos maiores programas de bolsas de estudo do mundo, oferecendo bolsas integrais e parciais para estudantes de graduação até o doutorado. Para estudantes de graduação é possível, além da bolsa parcial, manter um trabalho de meio período. Para estudantes de pós-graduação, há a disponibilização de bolsas de até R$6.390 por mês, além de auxílio financeiro para despesas acadêmicas e viagem, além de auxílio moradia. Estão entre os documentos que são exigidos no processo seletivo o currículo, carta de motivação e recomendação, carta comprovando experiência profissional, proficiência em inglês e cópias autenticadas dos documentos.
site: https://www.daad.de/en/
Intercâmbio: Curso de Verão
TechGirls: É um programa de intercâmbio gratuito fornecido pelo U.S. Department of State a partir de uma parceria com a Virginia Tech University. Está voltado ao empoderamento de meninas, especialmente nas áreas de ciências e tecnologia, envolvendo um programa de mentoria de oito meses e um intercâmbio de duração de 23 dias nos EUA. Essa experiência inclui um acampamento interativo de tecnologia e computação, e um projeto de “job shadowing” em empresas de tecnologia. É necessário ter entre 15 e 17 anos, apresentar interesses e habilidades nas áreas referenciadas, saber inglês e estar comprometida em realizar um projeto comunitário ao retornar.
site: https://techgirlsglobal.org/
Cern – Summer job na Suíça: É um programa organizado pela Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, na qual engenheiros e físicos realizam pesquisas diante das estruturas do universo. Os selecionados trabalham por um período de 1 a 6 meses, sendo possíveis candidatos estudantes de graduação das áreas: física aplicada, computação, matemática, engenharia elétrica, eletrônica, engenharia mecânica ou civil, instrumentação, ciência dos materiais, proteção contra radiação, segurança e proteção ambiental, topografia, vácuo ultra-alto, comunicação científica. Há também trabalhos relacionados à administração. É necessário conhecimento de inglês ou francês, e é um programa com recompensa salarial.
site: https://careers.cern/summer
Yale Young Global Scholars (YYGS): É um programa organizado pela universidade Yale dos Estados Unidos que oferece seis cursos de verão com duração de duas semanas para estudantes do ensino médio, com pelo menos 16 anos. São oferecidas bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de baixa renda além de candidatos que se autoidentifiquem como negros ou afro-americanos, hispânicos e/ou latinos, indígenas e refugiados para garantir oportunidades para jovens de diferentes realidades. É necessário ter conhecimentos diante da língua inglesa, e é recomendado o envio de testes de fluência (não obrigatório). Tanto o “application” para o programa quanto a candidatura para as bolsas é feita online.
site: https://globalscholars.yale.edu/